quarta-feira, 1 de setembro de 2010

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GUIA DE GUNSLINGER



Olá recrutas! Meu nome é Capitão Kerdied Draloth, membro da guilda Chama Prateada e oficial da República de Schatzwaard, espero que vocês tenham chegado bem até Einbrooch. Acostume-se com o barulho desta cidade e com o cheiro de pólvora queimada, porque vocês vão ter muito dos dois ao longo de suas vidas.

Sem mais delongas, vamos ao básico:

Um Gunslinger é como chamamos os guerreiros que se especializam em combate à distância, com diversos tipos de armas de fogo. Naturalmente, esta tecnologia é de uso exclusivo das forças armadas da República de Schatzwaard e para utilizar tal equipamento você precisará se inscrever nas nossas forças.

Depois de um teste, você será despachado para treinamento no continente, seja aqui, seja em Rune Midgard, ou, quem sabe, o extremo oriente ou Arunafeltz.

Claro... Alguns Gunslinger não servem as nossas forças. Existem muitos que vendem seus serviços a qualquer reino como mercenários, outros preferem manter sua independência política. Seja quais forem suas motivações todos os Gunslinger compartilham uma paixão pelo perigo e audácia.

Dependendo da sua designação, você poderá acabar em diversos campos de batalha. Você pode acabar em uma Guerra do Império (WOE), um confronto direto contra inimigos (PVP), incursões em terreno hostil (PVM) ou mesmo em confrontos bélicos contra ameaças iminentes (MVP). Estejam preparados, e reflitam muito bem sobre as suas designações (AKA: Estilo de jogo), pois isto afetará seu treinamento e equipamento meus caros.

Gunslingers devem ter consideração especial sobre os atributos. Não pense que você é um arqueiro que usa armas de fogo, por favor! Vocês usam armas que podem ser mais rápidas que arcos ou mais lentas que lanças, e, o cuidadoso treino deve refletir sob seu corpo e mente.

FORÇA:

Atributo não tão importante assim para Gunslinger, já que não usam armas de combate corpo-a-corpo, contudo,isto afeta a quantidade de peso que você pode carregar, o que é importante, porque algumas das armas dos Gunslinger pesam quase tanto quanto machados e espadas (especialmente as galtling guns). Se está preocupado com isso, coloque alguns pontos em força, já que o equipamento é pesado e, se você for um WOE, você vai sim, precisar de poções.

AGILIDADE:

Aqui, começamos a ver as diferenças entre Gunslinger e Arqueiros. A Agilidade pode ser ou não um atributo vital para seu personagem. Tudo vai depender do equipamento. Em geral, um Gunslinger especializado em Pistola, Fuzil ou Galtling Gun, DEVE ter atributos bons em Agilidade, para melhorar o DPS (Damage Per Second). Se for um Gunslinger de Escopeta ou Lançador de Granadas, fica a seu critério ter ou não uma Agi alta. Pessoalmente, não gosto muito de agi elevadísima (AKA: 90 ou mais) nestes tipos de Gunslinger, já que a ASPD dessas armas são muito baixas e elas tem como foco o dano indivual ou dano em área (mob control). Vale mais a pena trocar por vitalidade, por exemplo, já que estes dois tipos são, basicamente, mob controllers.

VITALIDADE:

De novo, mais uma diferença entre Gunslinger e Arqueiros. Enquanto Arqueiros, salvo raras exceções, consideram pouco este atributo, os Gunslinger, em geral, DEVEM refletir bem se querem ter ou não vitalidade elevada. De um modo geral, Gunslinger PVM não precisa de altos valores de Vit (Deixar a Vit 1 pode ser perigoso, por isso recomendo uns 20-60 no máximo para este tipo) mas um WOE Gunslinger precisa de no mínimo uns 40-80 de Vit. O valor de Vit deve acompanhar a Agilidade, mas não necessariamente de maneira equivalente (ou Seja: Agi alta, Vit baixa ou Agi baixa, Vit alta, ou se quiser, você pode ter os dois igualados). Nornmalmente Gunslingers de Pistola ou Galtling Gun tem Vit baixa e Agi alta, similares aos arqueiros, enquanto um Gunslinger de Escopeta ou Lançador de Granadas tem Agi baixa e Vit alta. Um do tipo fuzil situa-se entre estes dois extremos, já que os fuzis não são nem muito rápidos, nem muito lentos.

Quanto a HP, Gunslinger tem uma taxa de pontos de vida razoavelmente alta (similar à dos Rogues). Se você optar por uma alta vitalidade, não irá se arrepender da quantidade de HP que você vai conseguir como ranged class.

INTELIGÊNCIA:

Este atributo deve ser bem dosado. Você não precisa de um intelecto enorme (AKA int alta) para ser um bom Gunslinger. Sua taxa de SP é mediana, fazendo com que você tenha quantidades razoáveis de SP.

O grande lance aqui é se você usará muito as habilidades para atacar. Normalmente, quem tem boa ASPD não precisa muito de inteligência altíssima, já que não depende intimiamente da SP para atacar (similar a um caçador Agi\Dex), mas um personagem com baixos valores de Agi, fora skills de ataque (de novo, os de Escopeta e Lançadores de Granada), um valor mediano de int é recomendável.

DESTREZA:

Atributo importantíssimo, o primeiro que você deve considerar. TODOS os Gunslinger precisam de valores elevados de Destreza, mas não muito a ponto de deixar seu personagem deficiente em outras áreas. Um Gunslinger tem como principal vantagem as suas habilidades e buffs própios que melhoram sua taxa de acerto. Alguns Gunslinger, como alguns builds de Fuzil, inclusive, possuem uma sorte alta e não precisam tanto assim da Dex, enquanto um de pistola, com -10 de penalidade no Hit, simplesmente PRECISA agarrar o máximo de pontos que puder colocar. Lembre-se que, mesmo que você considere que seu Gunslinger não precisa de Dex 99, a Dex afetará o dano da sua arma, a taxa de acerto e, ainda que levemente, sua ASPD. Então, tenha um valor alto, se possível, o seu primeiro maior atributo.

SORTE:

Atributo que deve ser pensado, assim como a força e a inteligência. Sempre se pergunte o que a sorte vai afetar no seu personagem e se isto será necessário para ele. Armas de fogo tem poucos slots (não passam de dois, quando muito). Isto compensa o fato dos ataques destas armas serem maiores do que a média. Em geral, você pode colocar pontos em sorte se você for um Gunslinger de Fuzil ou de Metralhadora e esteja equipado com uma arma que lhe dê críticos. Do contrário fica a seu critério, embora eu não veja muita vantagem em Gunslingers sem ser fuzil ou metralhadora com alta sorte.



O tipo de gunslinger que você será está ligado intimamente a sua arma. Mais que qualquer outra classe, o tipo de arma é que ditará sua função e postura.

Vamos a elas, meus caros.

3.1.: Pistolas (pistols)

Se você escolher um par de pistolas, meu caro, você tem talento para infantaria leve (ou gosta de ser um cowboy). Sua taxa de disparos será bem rápida, perfeita para annyoing ou locks, você será bom de DPS (Damage Per Second ou Dano Por Segundo). Vale um aviso: Pistolas são um pouco imprecisas (todas elas tem Hit-10) e seu dano individual será baixo. Para aproveitar todo o seu potencial como Pistoleiro, tenha bons valores de Dex e Agi.

ASPD base: 130 (um ataque a cada 1.4 segundos)

3.2.: Fuzil (rifle)

Os do tipo Fuzil compõe a infantaria média (ou são franco-atiradores). Sua taxa de disparos é mediana, ficando a seu critério se você vai se garantir no dano individual ou no dano por segundo. As skills de fuzil, em sua maioria, são compartilhadas com as de pistola: não raro, Gunslingers do tipo fuzil, levam pistolas como armas secundárias. Contudo, o adicional neste tipo de gunslinger é a possibilidade de se tornar um Guns Crit.. Os fuzis dão bônus de acerto crítico (em geral 10%), sendo extremamente recomendável para quem quer fazer um Crit Gunslinger, que adotem o uso de Fuzis, já que as armas de fogo tem poucos Slots, o que complica um pouco ser crítico por equipamentos nos outros tipos de Gunslinger.

ASPD base: 125 (um ataque a cada 1.5 segundos)

3.3.: Escopetas (shotgun)

Os do tipo Escopeta são os que gostam de combate à curta distância, acertando inúmeros inimigos.As habilidades de Escopetas causam dano em área, sendo perfeitas para mob control. Isso tudo, somado ao elevado ataque das escopetas compensam a ASPD extremamente baixa dessas armas. São dependentes de SP para usar suas habilidades especiais, já que sua ASPD é baixa, por isso, recomendo valores altos de vitalidade e pontos acima da média em inteligência neste tipo de personagem.

ASPD base: 50 (um ataque a cada 3 segundos)

3.4.: Metralhadora Galtling (Galtling gun)

Os do tipo metralhadora Galtling (Galtling Gun) são em geral, bem utilizados para causar altíssimos danos nos inimigos com suas rajadas, prendendo-os. São mestres em dano por segundo, a principal força do build. Precisam de valores altísismos de Agilidade, o máximo que puderem agarrar, já que precisam de uma exelente ASPD para usurfruir de todo o seu potencial. Devido a sua ASPD também são ótimos candidatos a Críticos, mesmo que o valor do crítico seja mais baixo que o de fuzil, os de metralhadora compensam isso com uma taxa de tiros infinitamente superior. São ótimos em PVM e MVP como damage dealer.

ASPD base: 130 (um ataque a cada 1.4 segundos)

3.5.: Lançador de Granadas (grenade launcher)

O único tipo que possui munições elementais. Os do tipo granadeiro cumprem função de artilharia móvel, limpando salas com suas bombas. O dano destas armas é extremamente alto (algumas chegam a 280 de Ataque bruto, sem contar o ataque da munição!), causando verdadeiros estragos a QUALQUEER classe, mesmo levando em conta o nerf que ataques à distância causam. Claro, o maior ponto fraco deste Guns, é a baixíssima ASPD, caindo no mesmo tipo da escopeta, precisando de valores acima da média em Inteligência e alta vitalidade para compensar a falta de ASPD e esquiva.

ASPD base: 50 (um ataque a cada 3 segundos)

A maioria dos Gunslinger se especializam em duas ou três armas apenas e monta seus status com base nelas. Isso será visto nos dois próximos capítulos, que trata das hablidades e das sugestões de builds com base nas armas preferidas.


4: Habilidades de um Gunslinger

Prestem atenção recrutas! Agora vem a parte mais importante: suas habilidades! Você deve pensar cuidadosamente sobre seus 69 pontos de classe que você receberá ao longo do treinamento, logo é uma boa você ter uma noção do que cada habilidade faz.

Os Gunslinger tem dois tipos básicos de Skills: Skills de Arma e Skills de Moeda.

ÁRVORE DE HABILIDADES DE GUNSLINGER:

Segue-se a árvore de habilidades da classe:



TABELAS DE BÔNUS DE CLASSE E DE EXPERIÊNCIA DE GUNSLINGER

Como não evoluem para uma classe avançada (leia-se classes 2) e tampouco transcedem, Gunlingers seguem uma tabela diferenciada.

Do nível 1 ao 35, a experiência exigida equivale à metade do que um equivalente classe 2 precisa. Do nível 36 ao 50, a experiência necessária sobe mais: ela equivale a metade do que um equivalente classe 2 precisa mais o equivalente a um personagem classe 1 precisa. Do nível 51 a 70, a tabela segue uma fórmula própia.

Tabela de bônus de classe


Tabela de experiência


Fonte:


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